acupuntura auricular, Transcrições

Transcrição do vídeo: O que é Acupuntura Auricular?

Transcrição de vídeo que pode ser encontrado clicando em O que é acupuntura auricular?

Olá pessoal

Meu nome é Rodrigo Giannangelo e a partir de hoje vou dar início a uma série de vídeos rápidos e objetivos, pra esclarecer algumas dúvidas, algumas questões sobre Psicologia e sobre Acupuntura auricular. Principalmente, sobre como essas ferramentas podem lhe ajudar a resolver problemas que você eventualmente vivencia aí no seu dia-a-dia.

Em primeiro lugar, a gente vai falar sobre Acupuntura auricular.

acupuncture-3654316_640Acupuntura auricular é um ramo da acupuntura que funciona como ferramenta complementar a outras ferramentas terapêuticas para superação de problemas.

Ou seja, ela não tem a intenção de substituir nenhuma terapêutica ou nenhum tratamento que você já faça, mas ela é uma ferramenta poderosíssima para complementar ou ajudar você a superar, de maneira mais fácil, mais simples e muito rápida, qualquer problema que você tenha do ponto de vista físico ou do ponto de vista psicológico.

Eu gosto muito da Acupuntura auricular porque ela não tem praticamente contraindicações. Basicamente, apenas pessoas gestantes, pessoas com doenças muito graves, onde você praticamente não consegue extrair muita energia, e pessoas com uma anemia muito profunda, não são pacientes indicados para Acupuntura auricular.

Fora isso, os demais podem e devem se beneficiar dessa ferramenta.

Em que se baseia a Acupuntura auricular?

Bom, ela se baseia num conceito que a gente chama de somatotopia.

Somatotopia é a compreensão de que algumas áreas do nosso corpo representam o organismo como um todo. A orelha é uma dessas áreas.

Então, se a gente for olhar, desde o desenvolvimento do bebê, do feto, na barriga da mãe, a orelha vai sendo formada ao mesmo tempo em que órgãos, tecidos e vísceras vão sendo formados.

E, para o resto da vida, se forma uma relação funcional, ou seja, uma relação entre essas partes da orelha e esses tecidos, essas vísceras, esses órgãos.

Isso, desde muito cedo no feto, é verificável, é cientificamente comprovado que acontece essa ligação. E essa ligação vai ser vital, vai ser muito importante pra gente na Acupuntura auricular.

E aí, o que acontece?

Eu sabendo que, entre pontos da anatomia da orelha (pavilhão auricular), e tecidos e órgãos do corpo existe uma relação, eu sei que, estimulando determinadas áreas da orelha, eu consigo alcançar esses órgãos, tecidos e vísceras.

De que maneira?

Esses estímulos que são realizados pelo acupunturista na orelha (a orelha é extremamente enervada, extremamente vascularizada), vão para uma área do nosso sistema nervoso chamada formação reticular.

Da formação reticular, eles podem, basicamente, seguir duas vias: ou o sistema neurovegetativo (simpático e parassimpático), que a gente pode dizer, grosso modo, que é um sistema nervoso involuntário, ou elas podem ir para o sistema nervoso central, e daí partir para outras áreas do nosso corpo.

O que busca a Acupuntura auricular?

Dentro dos parâmetros da Medicina Tradicional Chinesa, os problemas do nosso corpo físico ou mental têm origem num desequilíbrio energético.

Desequilíbrio energético que está baseado em conceitos de Yin e Yang, 5 elementos e Zang Fu (que são órgãos e vísceras). Ou seja, se há um desequilíbrio, se instalam sintomas, se instala uma doença.

Se eu sou capaz, por meio dessa estimulação, de harmonizar, de reequilibrar essa questão energética, então os sintomas, naturalmente, vão desaparecer.

É fato que, a partir da estimulação do pavilhão auricular (orelha), nós temos a produção de diversas substâncias no nosso organismo.

Enzimas, hormônios, coisas como a serotonina, a acetilcolina, os peptídeos endógenos, as beta endorfinas, e tudo isso vai ter um papel de harmonização dentro do nosso organismo.

Fato que comprova essa teoria é que quando nós fazemos uma avaliação, uma análise da orelha, e existe uma patologia, existem sintomas instalados, pontos dessa orelha que se referem aos determinados pontos com problema, sofrem alterações.

acupuntura-auricular-300x203Então, eu percebo que esses pontos, por exemplo, estão dolorosos ao toque, eu percebo que esses pontos têm uma baixa resistência elétrica em relação aos demais (e eu consigo avaliar essa resistência elétrica através de um aparelho específico). Eu posso perceber, também, alteração de temperatura nesses pontos. Eles podem ficar mais quentes ou mais frios, conforme a patologia.

Bom, esse é um panorama muito básico, muito genérico, pra ser nosso primeiro bate papo sobre Acupuntura auricular.

Transcrição de vídeo que pode ser encontrado clicando aqui:

O que é acupuntura auricular?

Deixe uma resposta