Transcrições

Transcrição: O Vídeo para Ansiosos

Este texto é transcrição do vídeo que pode ser acessado clicando AQUI.

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje, finalmente, a gente vai falar sobre ansiedade.

No vídeo da semana passada, a gente falou sobre o tempo.

A gente falou que vivemos no presente, mas que, muitas vezes, por motivos próprios à nossa história de vida, a gente tenta se projetar, ou para o passado ou para o futuro.

Como viajar no tempo ainda não é uma possibilidade – a não ser que o Dr. Brown, do De Volta Para O Futuro, apareça por aí qualquer dia desses – sempre que a gente tenta sair do presente e se projetar para o passado ou para o futuro, a gente sofre.

Sofre porque tentamos algo impossível e, portanto, estamos fadados ao fracasso.

Hoje o vídeo é sobre ansiedade. O que a ansiedade tem a ver com o tempo?

Fritz Perls, fundador da Gestalt Terapia, um grande pensador do século XX, em algum lugar definiu a ansiedade de um jeito que eu acho muito legal.

A ansiedade é a sensação que têm as pessoas que tentam projetar-se para o futuro. Como, no futuro, de fato elas não chegam, a ansiedade é o mal-estar de não estar em tempo algum: você não está vivendo o seu presente, e não consegue chegar ao futuro antes da hora. Ansiedade é um incômodo de estar sem lugar, do ponto de vista existencial.

light-1282314_640Ou seja, a ansiedade vem quando nós, iludidos numa espécie de onipotência, achamos que somos capazes de antecipar o passar do tempo.

Pessoas ansiosas estão, de alguma maneira, presas ao futuro. Deixam de cuidar do presente para se ocupar do futuro.

Isso seja porque imaginam um futuro desagradável e, portanto, têm medo de que algo ruim possa lhes acontecer, seja porque imaginam um futuro agradável, e não veem a hora dele chegar.

Sobre esse assunto, tem um livro muito legal do Barry Stevens, cujo título fala por si só: Não apresse o rio (ele corre sozinho).

Então, de qualquer maneira, ansiosos vivem uma relação conturbada com seu futuro, e é nisso que a psicoterapia vai atuar: tentando trazer recursos, ferramentas pra que a pessoa possa reaprender a viver no tempo presente, e cuidar de sua vida no presente de maneira a não desejar antecipar o futuro.

Mas, enquanto você ainda não iniciou sua psicoterapia, o próximo vídeo será sobre dicas – práticas e rápidas – para controle da ansiedade.

Este texto é transcrição do vídeo que pode ser acessado clicando AQUI.

Deixe uma resposta