Estreia de "O silêncio dos homens": tudo o que você precisa saber! – PapodeHomem
Artigos

Estreia de "O silêncio dos homens": tudo o que você precisa saber! – PapodeHomem

Preparem os corações, porque viemos anunciar que nosso documentário “O silêncio dos homens” tem data de estreia: 29 de agosto de 2019.

Reservem a data!

Depois de um ano de pesquisas e entrevistas pelo Brasil todo, meses de gravações e mais de 40.000 pessoas escutadas, chegou a hora de levar “O Silêncio dos Homens” para as telas, para ser visto, ouvido, sentido e discutido.

Foi o projeto mais ousado dos 12 anos de existência do PapodeHomem: um filme único sobre as dores, qualidades, omissões e processos de mudança dos homens.

Ainda não viu o trailer?| Fone de ouvido e tela cheia, por favor 😉

Quando lançamos nosso trailer, nós abrimos uma convocação para que quem tivesse interesse pudesse ser um anfitrião e exibir “O Silêncio dos Homens”. (Se você só viu agora e ficou interessado, ainda dá tempo! É só preencher o formulário aqui).

O silêncio dos homens é um documentário produzido e pensado para ser de acesso aberto. Queremos que todos que queiram possam assistir nosso filme de qualquer parte. Assim como o filme, os dados da pesquisa também serão 100% públicos por meio de um convênio com o Consórcio de Informações Sociais (CIS) da USP.

Afinal, como vai ser a estreia?

imagem16-08-2019-05-08-23

Na prática, vai ser assim: os anfitriões vão receber o link pra baixar o documentário em HD, um guia de como conduzir uma roda de conversa construtiva sobre masculinidades e um arquivo com dados chave da pesquisa.

Cada exibidor escolhe e prepara o local da exibição e convida os amigos, a comunidade ou o grupo de homens do qual faz parte. Então, a ideia é que todos os anfitriões pelo Brasil inteiro estreiem o filme dia 29/08, às 20h30 — mesmo dia e horário em que teremos nossa sessão de estreia aqui em São Paulo com a equipe, entrevistados, colaboradores e convidados.

Vai ser uma grande estreia nacional simultânea! Conseguiu imaginar que coisa linda? Inclusive, queremos pedir que todos tirem foto da estreia, mostrem de onde estão assistindo, com quem, contem o que acharam e nos marquem no Instagram.

Dia 29 o filme já vai estar disponível no nosso canal do YouTube. Quem não puder ir a nenhuma exibição também pode assistir em casa (já aproveita e se inscreve no nosso canal).

Pra ajudar os anfitriões a preparar as sessões e organizar de rodas de conversa depois do filme, nós separamos algumas dicas e sugestões:

1. O que o anfitrião tem que fazer?

Anfitrião é a pessoa que abre a casa ou que prepara um espaço para a sessão acontecer, convida parte da comunidade, cuida de dar o play no filme e, se quiser, conduz a conversa e a reflexão depois do filme.

Organizar toda esta logística pode ser muito desgastante, portanto, diante de dificuldades, peça ajuda. Fale com um amigo ou amiga que também se interesse pelo tema, dividam as responsabilidades, criem eventos colaborativos, em que cada um dos convidados possa contribuir com algo.

2. Como tem que ser o lugar?

Pode ser na sala de casa, num espaço cultural, numa sala de aula, numa quadra pública… O anfitrião fica livre pra escolher, mas é preciso ter atenção em alguns pontos pra garantir que todos consigam ver bem o filme.

imagem16-08-2019-05-08-26

Como estamos falando de um espaço para exibir, ou melhor, ESTREAR um documentário, na hora de pensar em que lugar você vai exibir, é importante: pensar em opções com suporte de vídeo e de som compatível com a quantidade de pessoas que o anfitrião pretende receber.

Estrutura de som e vídeo

Se for exibir para poucas pessoas, em um lugar fechado e silencioso, uma televisão grande pode dar conta. Em exibições maiores, públicas, pode ser necessário um computador com o filme, um projetor, cabos de conexão, energia e sistema de som.

Diferente de quando fazemos nos jogos da copa (em que a narração não é tão essencial), como estamos falando de um documentário, é preciso ter mais cuidado com o som, garantindo que todos vão conseguir ouvir claramente.

Para garantir que tudo funcione direito:

  • Teste os equipamentos.
  • Certifique se eles são compatíveis com a mídia do filme.
  • Verifique se os cabos não estão com mal contato.

Estrutura para os convidados

Resolvido as questões audiovisuais, vamos pensar na estrutura para os convidados:

  • Quantas pessoas cabem na sua exibição?
  • Tem lugar para todos sentarem confortavelmente durante uma hora?
  • Dá pra enxergar e ouvir bem de todos os lugares?
  • O local é acessível para o público que você pretende chamar?

3- Convidando as pessoas

Dependendo do lugar que o anfitrião escolheu e de quantas pessoas cabem ali, ele precisa definir: A exibição será aberta a interessados ou só a conhecidos?

Agora vamos aos convites:

  • Se for uma sessão privada, faça convites diretos e pessoais. Convites simples, diretos, bem humorados e de coração aberto funcionam bem.
  • Em exibições que sejam abertas ao público, em espaços culturais ou comunitários, crie um evento nas redes, convide possíveis interessados, espalhe avisos em espaços visíveis.
  • Na semana na exibição, tente confirmar quem realmente vem!
  • Se os espaços forem limitados, mantenha uma lista de convidados confirmados para garantir que não extrapole a lotação.

4- Criando um ambiente agradável

imagem16-08-2019-05-08-27

Aconchegando:

Criar um espaço de conforto e aconchego, que seja convidativo e que faça com que as pessoas se sintam bem, melhora em muito a experiência individual e coletiva. Para criar mais alguns lugares ou simplesmente pra deixar o ambiente mais aconchegante, o anfitrião pode espalhar tapetes, colchonetes, EVA, almofadas ou mantas pelo espaço.

Parece muita coisa se tudo ficar sob responsabilidade do anfitrião. Novamente a sugestão é que o evento se torne algo colaborativo. Se preciso peça para trazerem cadeiras de praia, almofadas ou acessórios que possam contribuir com o ambiente.

Alimentando:

Sugiro evitar álcool e industrializados, se possível. Optar por alimentação leve, saborosa, bonita e natural. Se não tiver dinheiro ou não souber como providenciar, peça ajuda. Pode se surpreender com o quão fácil ela vem. Também vale pedir pra que cada um traga algo.

5-  Conduzindo a roda de conversa

imagem16-08-2019-05-08-29

Fizemos “O silêncio dos homens” pensando justamente na realidade em que os homens tem dificuldades de se abrir e dialogar sobre sentimentos e aflições.

Por isso seria lindo se cada exibição do filme pudesse ter uma roda de conversa para que as pessoas pudessem trocar reflexões sobre o filme, sobre a vida e as masculinidades.

  • Para facilitar a condução dessa roda, vale deixar claro para todo os convidados quais são os objetivos da roda de conversa: ser um espaço de reflexão, troca, florescimento humano, acolhimento e parceria.

Queremos incentivar espaços de escuta, oferecimento e aprendizado, que o desloque para fora de sua zona de conforto, que seja sustentável e ajude os participantes a florescer e nutrir melhores relações em todos os sentidos.

  • Também é importante combinar: quais serão os valores adotados pelo grupo? Acolhimento, empatia, compaixão, abertura, não-violência, flexibilidade, altruísmo, respeito…?
  • É sempre bom estabelecer um acordo de convivência, ou seja, antes de começar a conversa, definir algumas estratégias que vão facilitar o diálogo e criar um ambiente menos hostil:
  • Qual vai ser a dinâmica de fala? Basta interromper alguém para pedir a fala? Levantar o dedo? Quando um fala, todos escutam?

Pode parecer bobo, mas são questões importantes. Temas sensíveis ou polêmicos podem se transformar em brigas se isso não for alinhado. Participantes mais tímidos podem ser engolidos pelos mais dominantes.

Estas dicas devem dar conta de garantir uma ótima sessão de estreia com roda de conversa sobre “O silêncio dos homens”. Para quem se interessar, temos mais informações no Guia Básico de Como Articular um Grupo de Homens.

Ainda não se inscreveu para ser Anfitrião?

É só se cadastrar aqui para ser anfitrião(ã) e enviaremos o filme e materiais mais próximo do lançamento.

Lembrando: Dia 29/08, às 20h30, em todo o Brasil! Vai ser lindo!

publicado em 14 de Agosto de 2019, 14:33

Fonte: papodehomem.com.br/estreia-de-o-silencio-dos-homens-tudo-o-que-voce-precisa-saber

Deixe uma resposta