Meditação: sim, você também consegue!
Artigos

Meditação: sim, você também consegue! | Saúde é Vital

meditação para ansiedade

Com foco e a ajuda de exercícios, qualquer pessoa pode se iniciar na prática da meditação. (Ilustração: Anna Isaeva/Getty Images)

Dan Harris é um apresentador de TV americano que passou a meditar e cuidar da mente após um ataque de pânico ao vivo. Jeff Warren é um instrutor de meditação canadense que, desde pequeno, teve de lidar com o fato de ser hiperativo. Em comum, ambos abraçaram a prática e a defendem como uma forma de se autoconhecer e tornar-se mais saudável e feliz.

Eles se uniram numa viagem pelos Estados Unidos para divulgar a causa e a transformaram, aliada a ensinamentos e conselhos, em um livro cujo título entrega boa parte da proposta: Meditação para Céticos Ansiosos (clique aqui para comprar).

Na obra, além de narrarem experiências e insights, eles propõem exercícios para qualquer um virar um meditador — às vezes, basta uma sessão de um minuto por dia —, sempre da maneira mais pé no chão possível.

Uma prática para iniciantes ensinada no livro

1. Na posição: sentado de maneira confortável, comece respirando fundo. Alongue a coluna ao inspirar o ar e relaxe o corpo ao expirar.

2. Inspire e expire: respire normalmente e preste atenção nas sensações. Se ajudar, tome notas mentais ao inspirar e expirar.

3. Divagação e foco: não há problema se a mente viajar. Note o que causa a distração e direcione a atenção à respiração sem se culpar.

FICHA TÉCNICA

Meditação para Céticos Ansiosos Autores: Dan Harris e Jeff Warren (com Carlye Adler) Editora: Sextante Páginas: 320

 

 

Fonte: saude.abril.com.br/mente-saudavel/meditacao-sim-voce-tambem-consegue

Deixe uma resposta