Artigos, Maquinações

Conheça o TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada

Pixabay.com

A ansiedade é uma tentativa de antecipar o futuro. É uma “pre-ocupação” (ocupar-se de algo antes que tenha acontecido).

Pode ser bastante útil em situações de risco ou perigo, em que é importante planejarmos muito bem nossas ações.

Ocorre que, para algumas pessoas (de 3% a 6% da população mundial, estima-se), a ansiedade é algo crônico, que acompanha a vida do indivíduo 24 horas por dia, independentemente da situação em que ele se encontra.

É aí que a ansiedade adquire características de um transtorno psicológico, chamado Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

O sofrimento do paciente com TAG é bastante intenso. Imagine conviver o tempo inteiro com a sensação de que algo muito ruim pode acontecer a qualquer momento.

O sujeito simplesmente não consegue deixar de se preocupar. Vive em constante estado de tensão. Ele pode até saber (racionalmente) que não há motivo para tanta preocupação, mas a ansiedade não lhe obedece. O estresse é quase inevitável.

Toda essa tensão suga as energias do paciente com TAG, fazendo com que ele se sinta sempre cansado.

Um círculo vicioso se instala: o sujeito ansioso não descansa (nem à note, porque costuma ter dificuldade pra dormir), e isso o deixa sem energia; a ansiedade lhe tira o pouco de energia que ele tem; sem energia, o sujeito não consegue realizar as tarefas que necessita (lhe falta foco e seu raciocínio está prejudicado); a sensação de não ser produtivo o deixa irritado, e ainda mais ansioso…

Pixabay.com

Veja como identificar alguém com TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada:

– Pensamentos pessimistas: se alguém atrasa a um encontro, o paciente com TAG logo imagina que algo grave pode ter acontecido

– Não conseguem se desligar de suas preocupações

– Medo: sente-se constantemente ameaçado. Um temor comum é a perda de entes queridos

– Incapacidade de tolerar a incerteza: na dúvida, o paciente com TAG tende a pensar que tudo vai dar errado. Portanto, para ele é muito difícil lidar com situações em que não é possível ter certeza sobre o que vai acontecer

– Incapacidade de relaxar: tem dificuldade de se entregar a atividades de entretenimento, lazer e relaxamento. Tem a sensação de que não devia estar ali, de que devia estar fazendo algo “mais importante”.

– Dificuldade de concentração: qualquer atividade que o paciente com TAG realiza pode ser invadida por pensamentos ansiosos e preocupações. É difícil manter-se focado

– Dificuldade de auto expressão: por sentirem-se continuamente ameaçadas, essas pessoas não conseguem ser elas mesmas, mesmo na companhia de amigos e familiares.

– Evitar certas situações: pacientes com TAG tendem a evitar situações que disparam ansiedade. Isso pode restringir bastante a vida do indivíduo, porque no TAG essas situações podem ser as mais diversas possíveis

– Perfeccionismo: incapacidade de desempenhar uma função sem que seja com maestria. Podem demorar muito tempo revisando trabalhos e provas da faculdade ou ter problemas no trabalho por demorar demais para entregar projetos

– Sintomas físicos: Tensão e rigidez muscular; Dores no corpo; Bruxismo; Problemas de estômago, como disfagia; Náuseas; Diarreia; Sudorese excessiva; Tremores e espasmos)

Manejo clínico

Se você se identifica com a descrição acima, ou conhece alguém próximo nessa condição, procure ajuda.

O TAG pode ser tratado com psicoterapia, isoladamente ou em associação com acompanhamento psiquiátrico.

Os vídeos abaixo falam um pouco mais sobre a ansiedade e suas características.

Vídeos sobre Ansiedade:

5 exercícios para controle de ansiedade

https://www.youtube.com/watch?v=awmS99Sa32A


ENTRE EM CONTATO:

WhatsApp: Clique aqui

Ou preencha o formulário de contato AQUI.

Psicólogo Msc. Rodrigo Giannangelo
CRP 06/56201-2

📲 No fim da página, inscreva-se gratuitamente no blog para receber todas as atualizações!

Um comentário em “Conheça o TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada”

Deixe uma resposta