Artigos, Maquinações

12 TRUQUES PSICOLÓGICOS QUE PODEM LHE AJUDAR NO DIA-A-DIA

A psicologia tem muitos conhecimentos que podem ajudar em situações práticas.

Veja algumas dicas.

1. Balançar sua cabeça para cima e para baixo (sinalizar afirmativamente) enquanto faz uma pergunta aumenta a chance de que a outra pessoa concorde com você.

2. Sabe quando uma música não sai da sua cabeça? Pense no final da música e ela provavelmente irá embora. Nossa mente esquece mais facilmente coisas acabadas.

3. Quando quiser que seu filho faça alguma coisa como, por exemplo, beber leite, não pergunte se ele quer leite. Pergunte se ele quer o leite num copo azul ou vermelho. Do mesmo modo, não pergunte se ele quer brócolis, mas se prefere um ou dois pedaços.

4. Se precisar mentir, acrescente um detalhe embaraçoso sobre si mesmo. Por exemplo, ao invés de dizer: “Eu não estava na casa do João”, diga “Eu não vou na casa do João há algum tempo. Eu entupi o banheiro dele da última vez, e estou com vergonha de voltar.”

5. Diga para alguém olhar fixamente dentro dos seus olhos, sem parar. Então, lhe pergunte algo simples (o que ele almoçou hoje). É provável que ele não consiga responder. É muito difícil lembrar-se de algo sem movimentar os olhos.

6. Experimente um pequeno exemplo do poder da indução (“priming”). Diga: “Que palavra formamos com as letras P-A-S-S-O”? Certifique-se que a pessoa diga: “Passo”. Então, pergunte: “O que você faz quando a luz do semáforo fica vermelha?” A resposta provavelmente será “PASSO”.

7. Pedir para que alguém lhe faça um favor é uma boa maneira de fazer com que essa pessoa goste mais de você. Quando fazemos algo por alguém, tendemos a sentir que aquela pessoa é importante de alguma maneira.

8. Se estiver jogando um jogo contra alguém e quiser atrapalhá-lo, pergunte como exatamente ele joga tão bem, peça que descreva sua técnica. Se ele começar a pensar nisso, seu rendimento irá cair.

9. Imagine que você está carregando nas mãos algo que não gostaria. Enquanto estiver andando com um amigo, apenas continue falando com ele e entregue o objeto. Há uma tendência de que a pessoa pegue o objeto de forma automática e sem perceber.

10. Quer aumentar a chance de ganhar no “pedra, papel, tesoura”? Antes de começar, distraia seu oponente com uma pergunta pessoal. Então, retome o jogo como se nada tivesse acontecido. Na maioria das vezes, seu adversário jogará “tesoura”.

11. Indicações com a mão aberta são vistas como mais amigáveis e confiantes. Apontar com um dedo costuma ser visto como um gesto agressivo e antipático.

12. Qual a quantidade ideal de contato visual durante uma conversa? Olhar nos olhos o tempo todo é agressivo e deselegante. Por outro lado, não olhar transmite desinteresse. Contato visual por 60% do tempo é um dado empírico para você parecer interessado, amigável e confiável.


ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA MAIS:

Psicólogo Msc. Rodrigo Giannangelo
CRP 06/56201

Inscreva-se gratuitamente para receber os novos conteúdos deste blog, no fim da página.

Deixe uma resposta