Artigos, Maquinações

8 DICAS PARA PARECER MAIS ATRAENTE (SEGUNDO A CIÊNCIA)

O que torna as pessoas atraentes?

Sem dúvida, trata-se de uma equação difícil de resolver e – não menos importante – generalizar.

“A quem ama o feio, bonito lhe parece” – diz um ditado. “O que seria do verde se todos gostassem do amarelo” – lembra outro.

Isto posto, e considerando toda relativização necessária, pesquisadores encontraram algumas características que, de modo estatisticamente relevante na população geral, parecem tornar algumas pessoas mais atraentes do que outras.

Eis alguns desses atributos.

(Tenha em mente que a maioria dessas pesquisas se baseiam exclusivamente em sujeitos cis hetero. Esperamos que, num futuro próximo, tenhamos a ampliação desse horizonte).

1. Seja engraçado

O bom-humor é um grande aliado, principalmente para os homens heterossexuais. Fazer os homens rirem não leva às mulheres nenhuma vantagem especial.

O efeito atrativo do humor pode estar ligado ao fato de pessoas engraçadas serem consideradas mais sociáveis e inteligentes.

2. Cerque-se de amigos

Um estudo de 2014, da Universidade da Califórnia, descobriu que as pessoas quase sempre parecem mais atraentes quando estão em grupo. Isso provavelmente acontece porque nosso cérebro processa os rostos de um grupo de pessoas em conjunto, fazendo com que cada rosto pareça mais “médio” — e, portanto, mais atraente.

Agrupadas, as características faciais se complementam e criam uma “média”, que desvia a atenção de peculiaridades pouco atraentes.

3. Pule a conversa fiada

Em um estudo de 1997, o psicólogo Arthur Aron (Universidade Estadual de Nova York) criou duplas e as colocou para conversar conforme instruções estabelecidas. Alguns pares basearam o papo em perguntas mais superficiais (conversa fiada), e outros em perguntas mais profundas.

As duplas que fizeram perguntas mais profundas se sentiram mais conectadas — um casal até se apaixonou.

Pesquisa realizada em Harvard já descobriu que falar sobre si mesmo neste nível de complexidade estimula as mesmas regiões cerebrais que o sexo ou uma boa refeição.

4. Mantenha uma postura aberta

Pesquisadores mostraram que posturas corporais abertas e confiantes são mais atrativas quando se conhece alguém. Braços cruzados, nem pensar…

5. Seja um líder

A sensação de poder costuma atrair.

Estudo de 2014 descobriu que as pessoas de um grupo consideram seu líder mais atraente do que as pessoas que não estão no grupo. Por exemplo, o presidente de uma empresa parece mais atraente para seus colaboradores do que para pessoas de fora da empresa.

6. Sorria

Em dois experimentos, pesquisadores suíços examinaram a relação entre atratividade e sorriso. Eles descobriram que, quanto mais intenso o sorriso, mais atraente um rosto parecia. De fato, uma expressão facial sorridente consegue compensar uma relativa falta de atratividade.

7. Seja uma pessoa boa

Estudo chinês de 2014 descobriu que, quando as pessoas ouvem sobre como alguém é bom,   tendem a achar o rosto dessa pessoa mais atraente.

Ou seja, características positivas de personalidade podem promover atratividade facial, enquanto características negativas de personalidade podem reduzi-la.

8. Seja você mesmo

Pois é… Apesar de todas essas dicas serem válidas, talvez não valha a pena mudar quem você é apenas para parecer mais atraente.

Estudo de 2015 descobriu que o fator mais importante para determinar o que você acha atraente é o seu ambiente — suas experiências e preferências aprendidas. Ou seja, desse ponto de vista, a atratividade é altamente dependente da história de vida, e, portanto, definida por condições subjetivas.

Outro estudo, de 2016, sugere que, no início de um relacionamento, as pessoas são atraídas por características semelhanças às suas. Então, fingir ser alguém provavelmente não é uma boa ideia, pois sempre haverá quem goste das suas tatuagens, piercings, do seu cabelo, pele etc.

É provável que, mesmo que você seja mal-humorado e fechado, alguém por aí vai achá-lo atraente.

Fonte: Baseado livremente em tradução de https://www.iflscience.com/editors-blog/8-sciencebacked-ways-to-appear-more-attractive/all/


ENTRE EM CONTATO:

Psicólogo Rodrigo Giannangelo
CRP-SP 56201

Mandar mensagem pelo WhatsApp

No fim da página, inscreva-se gratuitamente para receber as atualizações!



Imagens: Freepik

Deixe uma resposta