Artigos, Maquinações

8 ATIVIDADES PARA ESTIMULAR SUA SAÚDE EMOCIONAL

Conheça atividades simples que você pode usar cotidianamente para estimular sua saúde mental e bem-estar.

1. Priorize seu sono

O sono inadequado dificulta quase todas as tarefas da vida e pode se refletir em problemas que não associamos a ele, como falta de paciência e de energia, intolerância a situações estressantes, entre outros.

A esse respeito, estudos recentes têm sugerido que o ideal seja dormir entre 7 e 9 horas por noite. Dormir menos ou mais que isso pode trazer inconvenientes.

Neste caso, é importante identificar os motivos que levam à perturbação de sono, buscando meios para superá-los. Se necessário, ajuda profissional deve ser buscada.

2. Exercite-se

A atividade física pode ajudar o bem-estar emocional de várias formas.

Por exemplo, quando você se exercita, seu cérebro libera hormônios que atuam para melhorar seu humor.

Os exercícios ainda podem ajudá-lo a dormir bem à noite, e estão associados à melhoria do sistema imunológico.

Para fazer exercícios não é preciso frequentar uma academia ou contratar um personal trainer. Atividades simples como caminhar ou andar de bicicleta oferecem ótimos resultados.

Outra ótima opção para trabalhar postura, resistência muscular e prevenir lesões é a prática denominada PILATES. Abaixo, sugestão de profissional habilitada que atende na cidade de São Paulo.

https://www.instagram.com/pilatesgiulliamassani/

3. Respire bem

Quando você se sente estressado ou ansioso, respostas físicas costumam ocorrer em seu corpo. Isso pode incluir aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, falta de ar, tontura etc.

Exercícios de respiração (respirar profunda e lentamente) ajudam a combater esses sintomas, o que, por sua vez, se reflete na melhoria da sensação de estresse ou ansiedade.

4. Realize ações de voluntariado

Dedicar parte de seu tempo a uma causa ou organização em que você acredita altera seus pensamentos e sentimentos. O que ocorre é uma mudança de ponto de vista, que o leva a olhar para fora de si mesmo.

Ver o que outras pessoas vivem e se familiarizar com suas histórias também pode ajudá-lo a entrar em contato com suas emoções de um modo novo.

5. Passe tempo com amigos

Participar de atividades que lhe dão prazer, na companhia de pessoas que você gosta, pode   ajudá-lo a tirar o foco de emoções negativas e trazer outras, positivas.

O simples fato de passar algum tempo descontraído, conversando e rindo, tem um impacto positivo em sua saúde emocional.

6. Tire um tempo “offline”

Nos dias de hoje, a maioria de nós está conectado o tempo todo. Com isso, por meio de celulares, tablets e computadores, somos constantemente alvo de notificações que exigem nossa atenção.

Pode ser muito bom para sua saúde emocional fazer um “detox” da tecnologia de tempos em tempos. Para isso, crie oportunidades para desconectar e se reconectar consigo mesmo e suas emoções.

7. Organize-se

Se você se sente sobrecarregado e tem dificuldade para cumprir todas as suas tarefas, dedicar algum tempo para se organizar pode ser bastante benéfico. Isso pode incluir coisas como aprender a gerenciar melhor o tempo ou definir prioridades.

Assim, você também pode ter mais tempo para processar situações que estão ao seu redor e os sentimentos envolvidos.

8. Fale sobre seus sentimentos

Parte importante do bem-estar emocional implica ser capaz de reconhecer e aceitar seus sentimentos, sem críticas ou julgamentos.

Você pode começar simplesmente falando em voz alta para si mesmo. Aos poucos, é possível que isso o deixe mais confortável para compartilhar seus sentimentos com outras pessoas.

Dependendo da situação vivida, essa conversa com amigos ou familiares não será suficiente para livrá-lo de certos problemas emocionais. Neste caso, a procura de um psicólogo é recomendada.


CONTEÚDO RELACIONADO:

Enquanto não conseguimos “satisfazer” um sentimento, ele permanece em nossa consciência, aguardando uma resolução. 

ENTRE EM CONTATO:

https://www.facebook.com/psicorodrigogiannangelo

Psicólogo Rodrigo Giannangelo
CRP-SP 56201

No fim da página, inscreva-se gratuitamente para receber as atualizações!





Imagens: Freepik.com

Deixe uma resposta