Artigos, Maquinações

TED TALKS IMPERDÍVEIS SOBRE PSICOLOGIA E SAÚDE MENTAL

TED TALKS

TED Talks é um projeto que realiza conferências, reunindo personalidades com histórias e perspectivas interessantes em diversos assuntos.

Listamos abaixo 8 das melhores palestras TED Talks sobre psicologia e saúde mental.

Todas têm a opção de legendas em português.

1) As vozes em minha cabeça – Eleanor Longden

Eleanor Longden era uma estudante universitária como outra qualquer, até que começou a escutar vozes em sua cabeça.

Aos poucos, essas vozes internas começaram a lhe dizer coisas assustadoras e dar a ordens, tornando a vida dela um pesadelo.

Diagnosticada com esquizofrenia, Eleanor foi hospitalizada e intensamente medicada. Porém, sua lucidez lhe dizia que aquele sistema não era capaz de ajudá-la.

Nesta palestra, ela relata a longa jornada em busca da recuperação de sua saúde mental, a partir do argumento de que foi aprendendo a escutar suas vozes que ela conseguiu sobreviver.

2) Por que dormimos? – Russell Foster

O que sabemos sobre o sono, este estado em que passamos aproximadamente um terço de nossas vidas?

Russell Foster compartilha teorias sobre porque dormimos, quebra alguns mitos sobre quanto sono precisamos em diferentes idades – e sugere alguns novos usos ousados do sono como um precursor de saúde mental.

3) Como podemos levar suporte em saúde mental para os refugiados – Essam Daod

Nesta palestra, o psiquiatra Essam Daod aborda um tema que não costuma despertar interesse da comunidade internacional: a saúde mental das pessoas refugiadas.

A negligência do momento atual deixa milhões de pessoas sem qualquer apoio psicológico para lidar com os traumas e conflitos de seus deslocamentos.

Nesse sentido, Essam Daod tem trabalhado com refugiados em acampamentos, barcos de resgate e nas costas da Grécia e do Mar Mediterrâneo, através de intervenções psicológicas breves e poderosas.

4) Não sofra da sua depressão em silencio – Nikki Webber Allen

Diagnosticada com ansiedade e depressão, Webber Allen sentia vergonha de sua condição, e a mantinha em segredo, até que uma tragédia familiar revelou que outras pessoas próximas também estavam sofrendo.

Nesta palestra, ela fala sobre a necessidade de desfazermos o estigma que atribui à depressão a conotação de fraqueza e dificulta que os pacientes peçam ajuda.

5) Confissões de um depressivo cômico – Kevin Breel

Kevin Breel era capitão da equipe de esportes, tinha muitos amigos, frequentava festas, sempre engraçado e confiante. Aqui, ele conta a história da noite em que percebeu que, para salvar sua própria vida, precisava dizer quatro simples palavras.

6) A ponte entre o suicídio e a vida – Kevin Briggs

Por muitos anos, o sargento Kevin Briggs teve a incumbência profissional de patrulhar a Ponte Golden Gate, em San Francisco, um local popular para tentativas de suicídio.

Nesta apresentação, Briggs compartilha histórias que vivenciou entre tantas pessoas que ali desejavam dar fim a sua vida. Por fim, o sargento aconselha aqueles que têm entes queridos que podem estar pensando em suicídio.

7) Rompa o silêncio pelos sobreviventes de tentativas de suicídios – JD Schramm

Mesmo uma vida que parece boa quando vista de fora pode esconder um sofrimento intenso e silencioso, levando pessoas a decidir tirar a própria vida.

JD Schramm nos incentiva a falar mais sobre a questão do suicídio, como forma de ajudar pessoas que estão em processo de recuperação após escapar da morte.

8) O que eu aprendi com os meus irmãos autistas – Faith Jegede

De forma ao mesmo tempo engraçada e comovente, Faith Jegede conta como foi crescer com dois irmãos autistas, e nos ajuda a refletir sobre o que vem a ser uma vida “normal”.


DEPOIS DESSES TED TALKS, VEJA TAMBÉM:


ENTRE EM CONTATO:

Deixe uma resposta