Artigos

DEVO ME PREOCUPAR QUANDO O PARCEIRO DIZ QUE “PRECISA DE ESPAÇO”?

Ou pedir um tempo no namoro?

pedir um tempo no namoro

“Eu só preciso de espaço.”

Ouvir essas palavras de um parceiro pode gerar ansiedade e medo. Mas, de acordo com a ciência, não precisa.

Longe de sinalizar problema, buscar algum tempo a sós pode até ajudar seu relacionamento.

pedir um tempo no namoro

A PAZ DA SOLIDÃO

Jerry M. Burger, em artigo intitulado “Diferenças Individuais na Preferência pela Solidão” (“Individual Differences in Preference for Solitude”), observa que, para algumas pessoas, estar sozinho é uma experiência desejável, agradável, que não implica a sensação ruim da “solidão”, e que pode realmente ser benéfica pelo estímulo à autorreflexão [i].

Tais pessoas são capazes de desfrutar genuinamente de sua própria companhia. Estando sozinhas, não experimentam confinamento, mas conforto. Podem, de fato, desejar estes momentos para relaxar e recarregar, para depois voltarem ao convívio, mais receptivos e disponíveis à relação.

A solidão também pode acalmar e ser útil para regular as emoções.

Thuy-vy T. Nguyen et al. (2018) examinaram o impacto da solidão na autorregulação afetiva [ii]. Os cientistas começaram reconhecendo que pesquisas anteriores demonstraram que a solidão pode produzir experiências positivas quando usada para relaxamento, atividades criativas e autorreflexão.

Em suas próprias pesquisas, também descobriram que a solidão desativa experiências afetivas, reduzindo os efeitos da alta excitação, tanto positiva quanto negativa.

Talvez mais relevante para a dinâmica relacional, descobriram que a solidão pode produzir relaxamento e reduzir o estresse, quando as pessoas ativamente optavam por passar um tempo sozinhas — o que poderia explicar o pedido de “espaço”.

EM BUSCA DE TEMPO A SÓS

Outra razão para compreender razoáveis pedidos de tempo é que os pesquisadores determinaram que algumas pessoas não só anseiam por tempo sozinhas, mas se sentem ansiosas quando não têm o suficiente. 

Robert J. Coplan et al., em artigo intitulado “Seeking More Solitude” (2019), introduziu o conceito de “aloneliness”, descrito como sentimentos negativos associados à percepção de não estar passando tempo suficiente sozinho [iii].

De maneira aparentemente paradoxal, Coplan et al. notaram que a incapacidade de conseguir tempo sozinho pode aumentar o sentimento de solidão, levando a emoções negativas e a mais estresse (o que não é benéfico para a qualidade ou satisfação do relacionamento).

SOZINHO POR UM TEMPO, MELHOR JUNTOS DEPOIS

Obviamente, o excesso de separação pode fazer com que os casais percam o foco, ou até mesmo se acostumem a estar sem o outro.

A curto prazo, no entanto, a ausência pode ter efeitos bastante benéficos. E, para muitas pessoas, essa privacidade promove maior bem-estar pessoal.

Então, especialmente quando alguém parece estar sobrecarregado ou sob estresse, lembre-se que um pedido de espaço pode refletir apenas o desejo de descansar e recarregar.

Esse tempo de qualidade a sós pode significar mais tempo de qualidade com você depois.


REFERÊNCIAS

[i] Burger, Jerry M. 1995. “Diferenças individuais na preferência pela solidão.” Journal of Research  in  Personality  29 (1): 85-108. doi:10.1006/jrpe. 1995.1005.

[ii] Nguyen, Thuy-vy  T., Richard M. Ryan,  e Edward L. Deci. “Solidão como abordagem da autorregulação afetiva.” Boletim de Personalidade e Psicologia Social  44, nº 1 (janeiro de 2018): 92-106. https://doi.org/10.1177/0146167217733073.

[iii] Coplan,Robert J., Will E. Hipson, Kristen A. Archbell, Laura L. Ooi, Danielle Baldwin e Julie C. Bowker. 2019. “Buscando mais solidão:  Conceituação, Avaliação e Implicações da Solidão.” Personalidade e Diferenças Individuais. 148 (outubro): 17-26. doi:10.1016/j.paid.2019.05.020.


VEJA TAMBÉM – Conteúdo relacionado – Pedir um tempo no namoro

https://rgpsicologia.blog/


ENTRE EM CONTATO AGORA!

Deixe uma resposta